Proteína, proteína e mais proteína!


Basta algum tempo de treino ou de pesquisas em fóruns “especializados” para começarmos a perceber o quanto todo mundo se preocupa com o consumo de proteína e derivados (BCAAs, aminoácidos isolados), muitas vezes exagerado e desnecessário. Grande parte dos especialistas indicam o consumo de ATÉ 1,8g por kg corporal, ou seja, um individuo de 70Kg, deverá ter um consumo de proteínas de no máximo, 126g por dia. Isto vale para 80% da população.

O mais engraçado disto tudo, é que se você for pedir dicas de alimentação a pessoas que treinam ou mesmo alguns instrutores de academia, eu posso apostar que ele vai te indicar algum tipo de suplemento hiperprotéico como solução para o aumento dos seus ganhos musculares, isto sem nem conhecer sua dieta se é que você tem uma. Aqui vale uma observação ao uso de suplementos alimentares, eles são de extrema importância quando utilizados de forma correta e dentro dos seus objetivos e o mais importante: Encaixados na sua dieta! Suplemento não substitui comida, como o próprio nome já indica.

Até agora não falamos do que eu julgo, mais importante do que a proteína no processo de ganho de massa muscular: O carboidrato! Todo mundo esquece dele e até o evita após as 18h, como se com isto, conseguisse perder magicamente a gordura. infelizmente as coisas não funcionam assim. Sem a quantidade adequada de carboidratos, simplesmente a proteína não terá o papel desejado na reconstrução muscular. Portanto, lembre-se, o carboidrato é seu amigo!

Observação: Se vocês observarem a minha dieta, estou atualmente com um consumo de 2,1g por kg, mas chegamos a este valor após 3 dietas e análises dos resultados. Portanto novamente vou recomendar, em casos de dúvida, consulte um nutricionista esportivo conceituado, garanto que vale o investimento!

Abraços.

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2 Respostas to “Proteína, proteína e mais proteína!”

  1. ricardowesley Says:

    Nenhum profissional de academia, instrutor, personal, etc. Deveria indicar suplementos. E quanto a kg/peso corporal, Difere bastante de atleta para atleta, por causa de cada esporte, individualidade biologica, e o objetivo da dieta.
    Abraços!

    • th13fp45s Says:

      Olá Ricardo! Bom te ver por aqui cara! Difere sim, tanto é que se você observar, eu estou usando 2,1g mas como disse no post, cheguei a este valor junto com o nutricionista esportivo, após 2 dietas prévias utilizando um valor menor. E sobre as indicações de suplementos isto é muito comum, e quase sempre sem nem ao menos avaliar superficialmente como está a dieta desta pessoa.

      Abraços!

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