Curiosidade: Fibras musculares


Acho que a maioria das pessoas que treinam com pesos, sabem que o principal objetivo do período que você passa na academia, é romper fibras musculares, para que somente no período de descanso haja uma recuperação deste tecido. Mas para que este processo de estresse das fibras musculares seja bem realizado, é interessante conhecer um pouco sobre a estrutura e divisão das mesmas.

Fibras tipo 1:  São fibras de contração lenta e bastantes resistentes ao treinamento anaeróbio (musculação), vulgarmente são conhecidas como “forno da gordura”, ou seja, o sonho de consumo em fibras musculares para os gordinhos. Elas também possuem pouco volume, isto demonstra aquele seu amigo que pesa 80 kg, mas aparenta bem menos, devido ao baixo volume muscular.

  • Maratonistas geralmente tem uma predominância deste tipo de fibra.

Fibras tipo 2A: Recentemente descobertas, são consideradas intermediárias, e possuem mecanismo de obtenção de energia misto, parte anaeróbio parte aeróbico.

Fibras tipo 2 XSTA: Possuem grande velocidade de contração, volume 20% maior e mecanismo de obtenção de energia, predominantemente anaeróbio e recentemente foi descoberto que as mesmas proporcionam até 20% mais de força! Ou seja, o manjar dos deuses para os marombeiros! Mas infelizmente somente uma pequena parcela da população possui número razoável deste tipo de fibra.

Poder de adaptação

Mas nem tudo esta perdido! Com exceção das fibras tipo 1, todas as outras podem se adaptar e passar a agir como outras fibras! Isto é, fibras tipo 2A, podem se transformar em 2 XSTA com o treinamento adequado, e assim sucessivamente.

Adaptado com permissão do autor Nataniel Uchoa, postado originalmente em hipertrofia.org

About these ads

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: